sexta-feira, junho 10

Webquest - O consumo de Água e a Matemática

O CONSUMO DE ÁGUA E A MATEMÁTICA

INTRODUÇÃO

Apesar de vivermos em um planeta formado por cerca de 70% de água, apenas 0,007% da água disponível está pronta para o consumo. Desse modo, torna-se imprescindível a conscientização da população mundial para o uso racional deste recurso tal importante para a manutenção da vida.
A presente atividade tem o intuito de conscientizar os alunos em relação ao desperdício de água no planeta, fazendo com que os mesmos busquem alternativas para a economia de água. Além disso, a proposta visa trabalhar o conteúdo Tratamento da informação de forma contextualizada a realidade do aluno e desse modo, tornar o aprendizado mais significativo para os mesmos.

TAREFAS

ATIVIDADE 1: Pesquise na internet sobre iniciativas para economia de água.

ATIVIDADE PARA CASA: Preencher um questionário entregue pelo professor sobre o consumo de água da sua casa.

ATIVIDADE 2: Com base nos dados obtidos pelo questionário, reunam-se em grupo para elaboração de um seminário contendo gráficos e tabelas relacionadas aos dados obtidos pelos questionários do grupo e sobre as iniciativas de economia de água pesquisada.

PROCESSO

A atividade será realizada em 4 h/a, distribuídas em 1h/a semanal. A turma será dividida em 5 grupos.

(AULA 1)
Inicialmente os alunos irão assistir a um vídeo e um slide explicativo tratando da situação da água no planeta. Posteriormente, as equipes se reunirão para realizar a atividade 1 e atividade para casa.

(AULA 2)
Na aula seguinte, será explicada a criação de gráficos e tabelas na planilha eletrônica.

(AULA 3)
Posteriormente, os alunos divididos em suas respectivas equipes farão a atividade 2

(AULA 4)
Apresentações dos seminários (8 min. para cada equipe).

AVALIAÇÃO

A atividade será uma nota parcial do 2º trimestre com a pontuação distribuída da seguinte forma:
30 pontos: Participação e envolvimento nas atividades
10 ponto: Comportamento
60 pontos: Seminário

CONCLUSÕES

Com base no que foi exposto, procuramos com este projeto unir um tema tão relevante para a sociedade contemporânea dentro de um trabalho disciplinar para o ensino de Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário