O CONSUMO DE ÁGUA E A MATEMÁTICA
INTRODUÇÃO
Apesar de vivermos em um planeta formado por cerca de 70% de água, apenas 0,007% da água disponível está pronta para o consumo. Desse modo, torna-se imprescindível a conscientização da população mundial para o uso racional deste recurso tal importante para a manutenção da vida.
A presente atividade tem o intuito de conscientizar os alunos em relação ao desperdício de água no planeta, fazendo com que os mesmos busquem alternativas para a economia de água. Além disso, a proposta visa trabalhar o conteúdo Tratamento da informação de forma contextualizada a realidade do aluno e desse modo, tornar o aprendizado mais significativo para os mesmos.
TAREFAS
ATIVIDADE 1: Pesquise na internet sobre iniciativas para economia de água.
ATIVIDADE PARA CASA: Preencher um questionário entregue pelo professor sobre o consumo de água da sua casa.
ATIVIDADE 2: Com base nos dados obtidos pelo questionário, reunam-se em grupo para elaboração de um seminário contendo gráficos e tabelas relacionadas aos dados obtidos pelos questionários do grupo e sobre as iniciativas de economia de água pesquisada.
PROCESSO
A atividade será realizada em 4 h/a, distribuídas em 1h/a semanal. A turma será dividida em 5 grupos.
(AULA 1)
Inicialmente os alunos irão assistir a um vídeo e um slide explicativo tratando da situação da água no planeta. Posteriormente, as equipes se reunirão para realizar a atividade 1 e atividade para casa.
(AULA 2)
Na aula seguinte, será explicada a criação de gráficos e tabelas na planilha eletrônica.
(AULA 3)
Posteriormente, os alunos divididos em suas respectivas equipes farão a atividade 2
(AULA 4)
Apresentações dos seminários (8 min. para cada equipe).
AVALIAÇÃO
A atividade será uma nota parcial do 2º trimestre com a pontuação distribuída da seguinte forma:
30 pontos: Participação e envolvimento nas atividades
10 ponto: Comportamento
60 pontos: Seminário
CONCLUSÕES
Com base no que foi exposto, procuramos com este projeto unir um tema tão relevante para a sociedade contemporânea dentro de um trabalho disciplinar para o ensino de Matemática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário