segunda-feira, maio 30

Conflitos em Sala de Aula

Trecho extraído do Correio do Povo, Porto Alegre, nº 242, Opinião, 30/05/11, pg 2
Li e concordo com o trecho abaixo, resolvi divulgar.
Leia e pense...

De uns tempos para cá, vem se acumulando notícias sobre as constantes dificuldades dos professores e das direções das escolas para garantir o processo de aprendizagem. São comuns os relatos de desrespeitos e abusos por parte dos alunos, com alguns episódios, tendo repercurssão extraespaço escolar. Muitos desses embates, inclusive, são denunciados como chegando ao extremo das agressões físicas.
[...]
Para qualquer professor, é fácil lidar com 20 ou 30 estudantes interessados, mas é muito mais complexo ter que administrar a postura de alguns poucos alunos que estão ali apenas para conturbar o ambiente. Muitos são movidos por um sentimento de indiferença com o próprio desempenho, seja porque não se importam com a reprovação, seja porque acreditam piamente que o Conselho de Classe, ao final do ano, irá lhes garantir uma aprovação automática, o que acaba ocorrendo com frequência. Com esse salvo-conduto, acabam por minar o ambiente de aprendizagem.
A impressão que fica, para a população que vê, estarrecida, a qualidade de ensino decair vertiginosamente, é que os alunos, hoje em dia, são portadores de mais direitos que de obrigações, sendo que alguns deles não se mostram com obrigação alguma. Sem o professor ter restaurada sua autoridade para separar o joio do trigo, com condições de proteger quem quer aprender e afastar quem apenas pretende bagunçar, a qualidade de ensino não voltará às escolas públicas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário